Bowl Gado-Gado indonésio com arroz roxo (Receita Vegana)

GADO-GADO BOWL

Não sou vegana nem vegetariana. Não me imponho nenhuma restrição alimentar.

Mesmo assim eu tento ter uma dieta balanceada. Por isso é comum fazer pratos vegetarianos ou sem glúten, principalmente nos dias de semana.

Isso tem me ajudado bastante não só a manter meu peso, mas também a me sentir melhor. Noto que tenho tido mais energia e tenho produzido mais.

The recipes I make in my day-to-day life are from the GoodFood food subscription. Click here to get the same ingredients of my dishes at your home.

Sem falar que acabo diversificando meu cardápio e encontrando combinações que nem imaginava em fazer.

Foi assim que descobri o gado-gado, um tipo de salada indonésia que utiliza poucos elementos cozidos. No caso desta receita que estou compartilhando hoje, apenas o arroz, a vagem e a batata foram cozidos.

Aliás a palavra gado-gado significa literalmente mistura-mistura, ou seja, é uma mistura de vegetais.

[instagram-feed]

Outra coisa que achei interessante deste prato é que a base dele é o arroz roxo que eu nunca tinha feito e nem comido. O tempo de cozimento, o sabor e a consistência me fizeram lembrar ao arroz negro selvagem.

Se você não quiser utilizar o arroz roxo (ou não encontra-lo para comprar) pode substituir pelo arroz que tiver em casa.

Dica da Lu: Se você não gosta da consistência do arroz negro (provavelmente também não gostará da deste) pode mistura-lo com arroz branco (meio a meio) no cozimento. Isso faz com que o arroz branco “pegue” a cor e o sabor do outro arroz, mas ainda deixa o conjunto mais macio.

GADO-GADO BOWL

Bowl Gado-Gado indonésio com arroz roxo

Esta receita é perfeita se você é vegano ou quer balancear sua dieta comendo pratos sem carne durante a semana, sem abrir mão do sabor. Receitas indonesian, gado-gado, bowl, vegan Indonesian Print This
Serves: 2 Prep Time: Cooking Time:
Nutrition facts: 610 calories 20 grams fat
Rating: 5.0/5
( 1 voted )

Ingredients

  • 100g de Repolho
  • 1 Limão
  • 1 Maço de coentro
  • 1 Pimentão (vermelho ou laranja)
  • 20g de Gengibre
  • 225g de Batatas
  • 170g de Vagem
  • 150g de Arroz roxo
  • 30ml de Molho Ponzu
  • 30g de Manteiga de amêndoas
  • 15ml de Concentrado de Tamarindo
  • 5g de Tempero Indonésio (alho, pimenta vermelha, sal marinho, gengibre e capim-limão)

Instructions

MISE EN PLACE

Aqueça o forno a 220ºC.

Corte o limão em quartos.

Fatie o pimentão.

Corte o repolho bem fininho.

Corte o gengibre bem pequeno ou rale-o.

Pique o coentro.

Corte as batatas em quatro pedaços cada.

PREPARO

Cozinhe o arroz em 1 1/4 de xícara de água com sal. Ao finalizar o cozimento misture com 1/2 do gengibre e 1/2 do tempero.

Em uma assadeira, tempere as batatas com sal, pimenta do reino a gosto e o resto do tempero. Leve ao forno por uns 20 minutos.

Cozinhe a vagem por uns 2 minutos. Depois enxague com água fria.

Em um pote pequeno, misture a manteiga de amêndoas, concentrado de tamarindo, ponzu, o resto do gengibre e 2 quartos do limão espremidos.

Monte os bowls dividindo o arroz e cobrindo com as batatas, os pimentões, o repolho e as vagens. Regue com o molho de amêndoas e finalize com o coentro. Sirva com 1/4 de limão em cada prato. 

The recipes I make in my day-to-day life are from the GoodFood food subscription. Click here to get the same ingredients of my dishes at your home.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *