Por que registrar a vida é mais que um hobby

Você já sabe que amo documentar a vida. Estou no meu terceiro ano de Project Life, faço álbuns de scrapbook de viagens, fotografo mil coisas por dia… enfim, é como se eu quisesse eternizar os bons momentos.

Muita gente me faz aquela pergunta que às vezes tememos: “mas por quê?”, e eu respondo “ah, apenas porque gosto”, mas a verdade é que esse “hobby” me trouxe resultados incríveis na minha vida e hoje queria deixar claro cinco deles para aquelas que ainda não se aventuraram a ter um álbum fotográfico da sua vida ou escrever um diário.

1. Detalhes são importantes

MundoBonito.com.br

Não adianta, não da para se lembrar de tudo o que nos acontece. Os datalhes acabam se perdendo e a gente até pensa que não são importantes. Pois lhe convido a fazer a experiência de documentar detalhes e olhar para eles algum tempo depois. É impressionante como vamos descobrindo que aquela simples coisa fez o nosso dia.

2. Um olhar diferente para nossa vida

Canada

Quando documentamos o que nos acontece acabamos olhando mais ao redor e percebendo coisas boas que não tínhamos enxergado. Quando passamos a fotografar coisas bobas, nos damos conta de como são importantes. Um bom exemplo é minha mania de fotografar nossa mesa de jantar todos os dias. Com o tempo fui percebendo o quanto sou privilegiada por me sentar à mesa todos os dias e ter uma rotina de conversa acompanhada de pratos gostosos.

3. A busca por uma vida cada vez mais bonita

Vinhozine.com.br

Este tem a ver com o tópico anterior. Quando a gente passa a ter um olhar diferente também passa a buscar coisas diferentes. E aqui dou o mesmo exemplo da fotografia diária da mesa de jantar. Acabo me esmerando para que esse momento fique cada vez mais bonito, com comidas mais gostosas e tudo mais. Quando percebemos, não só estamos nos dando conta das coisas bonitas da rotina como também incorporando mais beleza a ela. E isso acaba se tornando um círculo maravilhoso.

4. Nossa história merece ser contada

Paris, Paris...

Imagine daqui a algumas gerações quando seus descendentes puderem ver como era sua vida, como você pensava e como estava engajada em melhorar o mundo ao seu redor. É um legado bonito, não é mesmo? Agora, mais próximo, imagine daqui a alguns anos, ver sua vida contada em fotografias, como se você mesma estivesse assistindo a um filme dos seus melhores momentos? É como reviver aquela viagem incrível, sentir novamente o sabor daquele prato…

5. Hobby sempre nos faz bem

Scrapbooking

E mesmo que nenhum dos quatros tópicos anteriores existissem, ter um hobby nos faz muito bem. Reservar um tempo para se dedicar algo por puro prazer nos traz recompensas para a vida, nos deixa mais leves e dispostos para encarar todo o resto que fazemos apenas por obrigação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading cart ...