Minha obsessão culinária do momento: flor de sal

LucianaCouto.c

Meninas, não se fala em outra coisa nos jantares aqui em casa: “cadê a flor de sal?”. Tudo começou quando encontramos no Pão de Açúcar um kit de Flor de Sal, venha conhecida nossa em pratos fora de casa, mas ainda não tínhamos levado para casa.

Acontece que o tal kit vinha com quatro tipos de flor de sal: tradicional, com limão, com ervas finas e uma versão defumada. Nos pareceu super completo para começar a explorar esse ingrediente nas nossas aventuras gastronômicas.

Desde então nos apaixonamos por esses potinhos. Experimentamos todas as versões e fomos descobrindo combinações incríveis. Tanto que decidi fazer uma listinha com dicas de como você pode aproveitar a flor de sal para dar um up na comida do dia a dia.

Flor de sal defumada

Nossa preferida, sem dúvidas. Ela dá um gostinho de assado no final do sabor, sabe? Uma dos experimentos que mais deu certo foi com a nossa fake batata frita de forno (sim, no forno, aqui em casa, não fritamos nada). Sério, você coloca o sal na batata e adiciona um saborzinho forte no final.

Flor de sal com limão

O resultado com essa é impressionante. Eu gosto de usar para temprar frango e peixe.

Confesso que às vezes acho a carne do frango meio sem graça, então preciso colocar muito sabor ou um molho forte para deixar mas saboroso. Acabei descobrindo algo incrível: empanei o frango com uma mistura de flocos de milho, alecrim fresco e flor de sal com limão. Sério, você fica impressionada com o aroma de limão que sai do forno quando abre.

Flor de sal com ervas finas

A sua utilizada é bem parecida à da com limão. Mas tem um uso especial muito bom para ela: em purês de batata ou cenoura.. Eu simplesmente faço ou purê sem temperar e adicono a flor de sal no prato. É um simples toque que deixa o prato espetacular.

Flor de sal tradicional

Tadinha, acabou perdendo seu destaque com tantas versões diferentes. Um dia desses provei o frappuccino Caramelo com Flor de Sal do Starbucks e amei. Por isso, estou enrolando, mas pretendo tentar fazer algum tipo de caramelo para pôr no café aqui em casa. Assim que tiver o resultado da minha experiência, conto aqui no blog.

E você, já utilizou nos seus pratos em casa? Como utiliza? Algum segredo que possa compartilhar conosco???

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *