Ah, o glamour de ser blogueira… ser reconhecida onde vai, receber produtos em casa, ganhar dinheiro apenas fazendo cara bonita para a câmera…

Isso é o que muita gente pensa quando pensa em vida de blogueira. Mas não é bem assim.

Obvio, ser blogueira é muito bom. Eu amo. E se não fosse bom ou não amasse não me dedicaria a isso.

É legal que as pessoas gostem de você e do seu trabalho. Gosto de receber coisas grátis (quem não gosta?) e, acima de tudo, amo acordar às segundas e saber que vou fazer o que gosto.

Só que há muito mais coisas além da superfície.

Para começar, é um trabalho que requer dedicação. Por isso sempre que alguém me procura para consultoria, a primeira coisa que pergunto é “por que você quer ser blogueira”?

Já ralei muito, mas hoje posso me dar o luxo de aceitar trabalhar apenas para quem realmente quer ser blogueira por um propósito maior que dinheiro e fama. Eu gosto de trabalhar com quem quer ser blogueira porque AMA produzir conteúdo, compartilhar conhecimento e não tem medo de trabalhar.

E se você é uma dessas, seja muito bem-vinda a este post em que vou compartilhar com você meus segredos para ser uma blogueira “profissional”(chamo blogueira profissional, quem vive do seu blog).

1. Encarei meu blog como uma empresa

Grave esta frase no fundo do seu coração:

Encare seu blog como um hobby e ele sempre lhe consumirá dinheiro (como todo hobby), encare seu blog como uma empresa e ele irá lhe trazer dinheiro (como toda empresa lucrativa).

Se você sair deste post lembrando apenas disso, já terei feito um bom impacto na sua carreira como blogueira.

Há milhões de blogs no mundo, mas poucos geram dinheiro para seus criadores porque estes apenas se preocupam em fazer posts e, no máximo, distribuir em redes sociais.

Empresas são sistemas eficazes e pensadas para produzir algo de valor (no caso dos blogs, o conteúdo) e gerar lucro oferecendo esse valor ao mercado. E é nessa etapa do lucro que muitos param.

Se você cria um conteúdo de qualidade, ele sim gera valor, logo você pode (e deve!) receber esse valor em dinheiro.

Eu poderia escrever posts e posts apenas sobre como monetizar um blog, já que há muitas formas de fazer isso.

Mas tudo começa com uma mudança de mentalidade: encare seu blog como um trabalho para ter retorno dele.

O que isso quer dizer? Organize seu blog como seu trabalho (mesmo que ainda não se dedique a ele em tempo integral):

  • tenha horários de trabalho,
  • organize a lista de tarefas e faça um planejamento das ações que precisam ser feitas,
  • estipule metas e planeje como irá alcança-las,
  • construa um plano de negócios

Talvez você tenha levantado a sobrancelha quando leu “plano de negócios”, mas calma, todo empreendedor precisa encara-lo no início da sua jornada. E ter um blog é empreender, não é mesmo?

Você pode fazer algo bem simples: anote as metas para os próximos meses, liste tudo o que irá fazer, defina seu público-alvo, como você irá distribuir seu conteúdo, marketing, etc.

Enfim, planeje como se fosse uma empresa!

O que quero dizer com tudo isso é: se você não tiver uma agenda ou um plano a seguir, você irá postar hoje, daqui a alguns dias… vai perceber que não tem retorno… e vai desistir.

Entender onde você quer chegar, seguir um plano sabendo que a expectativa é chegar a xx mil visitantes em xx meses para começar a ganhar dinheiro com xx produtos vai lhe deixar motivada para seguir.

Você pode sentar sozinha por alguns minutos e pensar em tudo isso. Escreva em um papel e siga o plano. Caso queira minha ajuda, eu posso fazer um plano de negócios personalizado para o seu blog.

2. Fui Profissional desde o início

Acho que todos os pontos deste post têm a ver com o primeiro. Você sempre terá que pensar como empreendedora.

Empreendedores sabem que precisam ser profissionais e, acima de tudo, parecerem profissionais.

Responda você mesma: quando você entra em um blog com cara profissional você tende a respeitar mais a blogueira, certo?

Então por que fazer um blog amador?

Faça do jeito certo. Há coisas que você pode ir melhorando com o tempo, mas eu diria que há algumas que precisam ser profissionais desde o início se você quer algum dia ganhar dinheiro com seu blog:

  • Domínio: você PRECISA ter um domínio profissional, ou seja: nome.com, nome.com.br, etc. Primeiro porque mostra que você é profissional, segundo porque posiciona melhor no Google (você quer ser encontrada, certo?) e terceiro porque marcas querem patrocinar blogs profissionais. Sério, registre já o seu domínio!
  • Design: nem preciso lembrar que você precisa ter um design profissional. Aliás, além de ajudar a perceberem que você é profissional, ter um design bem feito lhe economiza dor de cabeça. Isso porque tudo funciona direitinho. Se você ficar tentando gambiarras (e não souber programar códigos) terá sérios problemas para manter seu blog funcionando. Comece agora seu blog no Wix, você faz isso em poucos minutos, fica lindo e ainda tem versões de graça! Por que fazer de outro jeito???
  • Imagens: fotos impactam mais que texto, então não as ignore. Já não funciona mais isso de bater uma foto qualquer, subir e pronto. Reserve um tempo para aprender como fazer fotos melhores e principalmente, aprenda a editar suas fotos! Aliás, super recomendo você aprender a editar suas fotos no Adobe Lightroom ou no Photoshop, pois é onde os profissionais editam suas fotos. E você quer ser uma profissional, certo?

3. Estou sempre aprendendo

Ah, esse conselho é super importante!

Porque mesmo que você não saiba nada hoje, se tiver vontade de aprender e correr atrás para aprender… você vai chegar lá!

Quando comecei eu não fazia ideia de nada. Fui aprendendo umas coisas aqui, fazendo uns cursos ali… até que consegui realizar meu sonho de viver do meu blog.

Não foi fácil, preciso ser sincera com você. Mas há uma recompensa depois de todo o esforço.

Fiquei perdida por um tempo. Não sabia direito como escrever para que as pessoas se interessassem. Não sabia fazer boas imagens, não sabia como fazer as pessoas chegarem até o meu blog, etc. Então fui aprendendo.

A dica que eu dou é: faça uma lista de tudo o que você ainda precisa aprender para ser uma blogueira profissional e viver do seu blog. Depois pense como você pode adquirir cada uma dessas habilidades. Quais cursos você precisa fazer?

Eu mesma, depois de anos quebrando a cabeça, acertando e errando, cheguei a um nível de conhecimento que não só me permitiu viver do meu blog, como me permite ajudar outras mulheres que me procuram interessadas em fazer o mesmo.

Hoje já não tenho muito espaço na minha agenda para as consultorias individuais, mas ainda assim ofereço cursos que qualquer uma pode fazer para começar a aprender o caminho que eu fiz.

Se você não sabe nada sobre como começar um blog, este meu curso lhe ajudará muito bem a he introduzir neste universo que amo tanto.

Se você já tem um blog ou sabe como começar um, este meu curso lhe guiará em uma jornada de 30 dias para você transforma-lo em algo muito maior.

No mais, gostaria de encerrar este post como uma última dica valiosa: não desista! Se você souber onde quer chegar e como vai chegar lá, siga caminhando que um dia chega lá!

[instagram-feed]

Leave a Reply

Your email address will not be published.