Spadina Museum: um Tesouro pouco conhecido de Toronto

Spadina Museum

Quem vem a Toronto, normalmente visita a Casa Loma, um castelo construído por uma família aristocrática que representa os tempos prósperos no início do século XX. O que poucos fazem é atravessar a rua do castelo e conhecer um outro tesouro: o museu Spadina.

Também pertencente a uma família aristocrática que viveu no mesmo período, não tem os ares de um castelo, mas um interior que – salvas as proporções – nos faz lembrar Downton Abbey (a casa icônica da série britânica de mesmo nome).

Entre salões luxuosos (com paredes revestidas com seda e móveis do século XIX), a guia conta apaixonada a história da família que viveu ali por três gerações. A palavra “apaixonada” para descrever a guia não está exagerada aqui, pois a moça que nos acompanhou no tour parecia conhecer cada detalhe dos antigos moradores e se referia a eles pelo primeiro nome, como se fosse íntima. Estava claro que, mais que trabalhar ali, ela se dedicava a estudar cada detalhe da casa. Fez toda a diferença.

A comparação com a Casa Loma é inevitável e resolvi esse problema na minha cabeça da seguinte forma: a Casa Loma – mais tradicional do turismo local – é maior e mais suntuosa. Seu jardim é lindo nos meses de Primavera e Verão porque são as flores e plantas verdes que o fazem ser maravilhoso. Indispensável também na visita é sentar-se no café e, se o horário for o ideal, almoçar com vista para o jardim. Já o Spadina Museum me pareceu mais íntimo, é como se você se conectasse mais com a família. Sem falar que o jardim se mostrou um cenário maravilhoso no Outono, com as folhas em cores vibrantes caindo pelo chão.

Enfim, faltou ali um café, um lugar que nos permitisse matar o tempo tão corrido do século XXI para respirar o ar tranquilo de uma época em que o momento do chá era um pouquinho mais demorado.

Spadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina MuseumSpadina Museum

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *