Tempestade de Pólen em Toronto: Bonito para uns, perigoso para outros

polen_toronto

Há alguns dias a gente começou a perceber um acúmulo de poeira fora do normal na varanda aqui em Toronto.

Para se ter uma ideia, compramos uma mesa em um dia e no dia seguinte tivemos que limpar pesado porque estava coberta do que julgávamos ser poeira normal.

Mas aí fui pesquisar e descobri que não se trata de poeira, é pólen!

Lembra quando você estudou lá na aula de Ciências que as plantas se reproduzem liberando o tal do pólen que voam por aí até caírem em um campo fértil…? Pois então, digamos que o ar aqui nos últimos dias está cheio de sementes voando, hehe.

Também descobri que, se bem é normal que nessa época a gente veja pólen se acumular nas áreas ao ar livre, este ano o fenômeno está mais intenso.

Normalmente, as espécies de árvores se alternam em seus ciclos, por exemplo: enquanto uma ainda está no seu pico de flores, outra está soltando pólen e por aí vai. Porém, por conta do atraso da Primavera por aqui e outras temperaturas atípicas, muitas espécies coincidiram em liberar pólen ao mesmo tempo.

O resultado é esse acúmulo que a gente vê nas ruas e nas varandas. Chega até ser bonito quando a gente anda pela rua e vê esses floquinhos brancos voando, mas para quem sofre com alergias isso é um pesadelo.

Sabe quando uma pessoa tem alergia na Primavera ou à flores? Então, é alergia justamente ao pólen. Agora, se quando a gente não o vê já faz essas pessoas sofrerem, imagine essa enxurrada? Tenha isso em mente se você é uma dessas pessoas ou se conhece alguém com esse problema.

Para quem quiser acompanhar, esta página do The Weather Network mostra a quantidade de pólen no ar aqui em Toronto diariamente, além de previsão para os próximos dias.

polen_toronto-5polen_toronto-4polen_toronto-3polen_toronto-2

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading cart ...