Project LifeAlgumas pessoas me perguntaram sobre como começar no Project Life, onde comprar cards, plásticos, etc. Então resolvi fazer este post com algumas informações que acho importantes e que podem ajudar bastante quem pensa em começar a montar um álbum semanal ou mensal.

O primeiro alerta que faço é que é uma atividade viciante, portando, pare de ler aqui se não quiser ser sugada para dentro deste mundo, hehe.

Project Life

O que é

Projet Life é um formato de scrapbooking inventado por Becky Higgins que consiste em documentar nossas vidas com fotos e recortes. Ela entendia que fazer páginas de scrapbooking demandava muito tempo e esforço e, então, as pessoas acabavam fazendo poucas páginas e apenas de fatos muito importantes. O que ela queria era que existisse um jeito tão fácil de documentar a vida ao ponto de passarmos a incluir momentos “simples” em nossos registros e montar um álbum completo de um ano, dividido em semanas.

A ideia deu super certo, tendo como base a premissa de que para fazer Project Life são necessárias três coisas: kit de cartões, álbum e plásticos. Se bem aqui no Brasil acaba sendo de qualquer forma um hobby caro, nos Estados Unidos isso barateou muito a montagem de scrapbooking, além de trazer à  rotina o costume de fazer um pouquinho de scrap toda semana.

Os kits aos quais ela se refere são os “core kits”, contendo 640 cards divididos em 15 x 10 cm e 10 x 7,5 cm (tamanhos de uma foto comum e meia foto) em cores que combinam entre si. Nos Estados Unidos são vendidos por volta de US$ 30, mas no Brasil é preciso procurar muito. O meu eu comprei na Amazon, pois mesmo com frete saía bem mais barato. Só tem que ter paciência para esperar.

Project Life

Além dos kits principais, existe uma infinidade de kits por aí, que são chamados minis por virem com menos cards. O número de cards pode variar, tem kit com 6, outros com 100…

Existem álbuns de argolas específicos da linha PL, mas no geral, os álbuns de scrapbooking de pinos também servem. Duas coisas devem ser levadas em consideração: 1) pinos não são tão práticos para ficar abrindo e fechando semanalmente e 2) na maioria das vezes, é preciso furar o plástico oficial PL para que encaixe nos álbuns de pinos. Atualmente eu uso álbum de pinos e não me incomoda tanto, mas assim que viajar pretendo comprar um de argolas

Para mim, os plásticos são o ponto mais crítico, pois têm bolsos em tamanhos específicos para PL e não são tão fáceis de serem encontrados no Brasil. Vale a pena perguntar na loja onde você compra ou na internet, mas se for realmente fazer o álbum por um ano, recomendo comprar uma caixa (com 60 unidades) em algum site do exterior.

Há a alternativa também de costurar em casa seus próprios plásticos, como neste vídeo:

Como começar
Bom, se você tiver os três itens acima já poderá se divertir um montão. Mas eu mesma comecei sem eles. Antes de conseguir comprar os cards, eu cortava papéis de scrapbooking e os decorava. Também há várias almas caridosas que fazem esses cards e disponibilizam de graça na internet. É só baixar, imprimir e recortar. Usando a imaginação, dá para fazer coisas muito legais.
Comece criando uma title page, a primeira página do álbum que é como uma abertura. Depois é só seguir as semanas juntando as fotos dos seus momentos, cards e o que mais quiser.
Normalmente, se fazem duas páginas por semana, mas não é uma regra, você pode fazer mais ou menos dependendo de como foi sua semana.

Project LifeDicas

Escolha o formato que for melhor para você: semanal, mensal, por tema… tem gente até que faz diário, mas eu realmente não sei como pagam suas contas, hehe.

Comece com poucos cards e com cores que combinam e vá aumentando sua “coleção” à medida que for avançando.

Use suas ferramentas de scrapbooking para criar ou adaptar cards à sua maneira. Eu adoro recortar coisas na sillhouette, por exemplo, ou usar carimbos e adesivos.

Organize suas fotos e “lembranças” da semana para não perder o fio da meada. Eu sempre imprimo logo as fotos e já separo o que vou usar além dos papéis de lembranças (notas, guardanapos, bilhetes…)

Faça uma rotina só sua. Escolha um tempo específico da semana no qual irá se dedicar a montar as páginas. Por exemplo, toda segunda ou uma hora por dia… o que for melhor para você!

Participe da página de Project Lifers aqui do Brasil no Facebook. As meninas dão dicas muito legais lá, trocam experiências, cards…

 

Project Life

 Update

Aqui deixo com vocês o vídeo com o meu álbum de 2014.

Project Life
Project Life
Project Life
Project Life

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *