Monguba: uma planta que decora a casa, é quase indestrutível e ainda atrai dinheiro

Money Tree

Há mais de um mês, meu marido e eu estávamos fazendo comprar quando demos de cara com uma planta pela qual nos apaixonamos instantaneamente.

A primeira coisa que nos chamou a atenção foram suas folhas bem verdes, mas o que nos conquistou mesmo foi o seu tronco trançado. Naquele mesmo dia levamos nossa monguba para casa!

Monguba, também conhecida como Money Tree (árvore do dinheiro) é uma planta nativa das Américas do Sul e Central, que pode chegar a até 18 metros na Natureza!

Mas calma, na sua casa ela vai se manter pequena, por isso também costumam chama-la de Money Tree Bonsai quando está plantada em pote.

E apesar de ser nativa das Américas, a Money Tree faz bastante sucesso na Ásia, principalmente no Japão.

Money Tree

Como o nome sugere, segundo a filosofia do Feng Shui, ela atrai boa sorte na área de finanças e por isso mesmo ela ficou super popular na Ásia. Em alguns países, é comum manterem essa planta em negócios para atrair fortuna.

Não sabíamos dessa parte da sorte (mas obviamente a aceitamos como um bônus). O que nos convenceu mesmo a trazê-la para casa foi descobrir (fizemos uma pesquisa no Google ali mesmo na loja) que a Money Tree era uma planta muito fácil de cuidar e quase à prova de erro.


Desde então ela brilha na nossa sala e, com poucos cuidados, nossa Money Tree tem vivido muito bem (ao menos ela não tem reclamado, lol). E neste post eu vou compartilhar com você o que aprendi cuidando da minha planta para que você também possa ter a sua.

Money Tree

Money Tree ama luz do sol, mas…

A Money Tree é uma planta nativa de áreas ensolaradas e úmidas, por isso precisam ser mantidas em ambientes bem iluminados. Porém, não cometa o erro de deixa-la exposta à luz solar direta, pois isso pode queimar suas folhas.

Então o ideal é mantê-la em uma área que receba luz, mas evite deixa-la perto da janela em horários em que o sol ilumina sua casa.

Para administrar a luz na Money Tree – e nas minhas outras plantas – eu uso um aparelho que encontrei na Amazon que mede a intensidade de luz. Basta olhar a escala para saber se a planta está recebendo pouca, média ou intensa luz.

Money tree

Regue-a regularmente, mas nem tanto

A Money Tree parece ser uma planta que não gosta de extremos. E apesar de viver em ambientes úmidos da natureza, quando a temos em casa não precisamos rega-la todos os dias.

Aliás, esse foi o único erro que cometi com a minha. Alguns dias depois de traze-la para casa, achei que ela estava murcha e reguei. Como não melhorou, reguei de novo… e fui me desesperando até descobrir que, na verdade, eu a estava fazendo mal com tanta água.

Money tree

O ideal é rega-la uma vez por semana (a periodicidade exata depende do ambiente da sua casa) que é o tempo que demora a secar a terra. A Money Tree não pode ficar encharcada de água, então o ideal é esperar que a terra fique bem seca antes de rega-la.

E lembra do aparelho que mede a luz? Pois é, ele não mede somente a intensidade de luz, mas também a umidade do solo. Basta enfia-lo no pote para ver na escala se sua planta está com água demais ou de menos.

Desde que comprei esse aparelho, não tive mais problemas de identificar se minha planta estava com sede ou se afogando.

Evite correntes de ar seco

Essa dica é muito importante.

Se sua Money Tree fica em um ambiente com ar condicionado ou aquecimento (como é o caso da nossa sala) ela não pode ficar na direção da saída de ar. Isso porque o ar seco pode diminuir a umidade ideal da planta.

Money Tree

Se a saída de ar fica justamente no lugar com melhor intensidade de luz (como no meu caso) você pode mover sua Money Tree para esse ponto nos horários de boa luz e retira-la de lá logo em seguida.

Fertilize uma vez por mês

Toda planta precisa, basicamente, de luz, água e fertilizante. Afinal, elas precisam comer, né?

A frequência normal de fertilização é uma vez por mês, mas você pode ir acompanhando o desenvolvimento da sua Money Tree e adaptando o período para as necessidades da sua planta.

Money tree

Depois de uma intensa pesquisa em tipos de fertilizantes eu escolhi usar o Miracle Gro em pó. Considero o mais prático para iniciantes em plantas indoor porque basta diluir um pouco do produto em água e rega-la como em uma rega normal.

Se você mora em uma área de inverno intenso, como eu, deve deixar de fertiliza-la nos meses de frio.

Bom, como você pode ver é uma planta que requer quase nada de cuidados. Seguindo essas minhas dicas, sua Money Tree permanecerá saudável e continuará deixando sua casa ainda mais bonita.

Se você tiver alguma outra dica sobre como cuidar de Money Tree, por favor não deixe de deixa-la nos comentários abaixo.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading cart ...