Fiz massa fresca do zero: uma nova série de aventuras aqui no blog

PASTA FROM SCRATCH

Semana passada estávamos numa loja de artigos para casa quando vi uma prensa de máquina e me lembrei da que eu tinha no Brasil. Como eu adorava aquela máquina!

Confesso que nunca cheguei a fazer uma pasta excelente, mas estava no caminho…

Então eu tive que comprar essa quando vi. Aliás, ela é vermelha! Até a batizei de Ferrari, lol.

PASTA FROM SCRATCH

Trouxe minha Ferrari pra casa toda feliz, planejando fazer tudo quanto é formato de massa que pudesse sonhar. Mas decidi começar por uma receita bem simples.

Há algumas semanas tinha encontrado esta receita de massa que usa apenas dois ingredientes – farinha e ovo – para fazer a massa. Então decidi testa-la!


Simplesmente misturei 3 xícaras de farinha com 5 ovos (os meus ovos eram pequenos, você pode usar apenas 4 se tiver ovos grandes). Sovei um pouco e deixei descansando por 30 minutos. Então abri com a prensa.

Segundo a autora da receita, você pode abrir esta massa no rolo, caso não tenha prensa em casa.

PASTA FROM SCRATCH

Confesso que estava um pouco “enferrujada” e demorou um pouquinho para conseguir operar minha prensa com mais habilidade.

Eu daria nota 7 para o resultado porque a massa ficou gostosa (bem amarelinha!), mas não consegui dar o ponto correto. Passei várias vezes na prensa mas ainda estava me acostumando a usa-la e no final tive que parar de fazer isso porque já estava deixando a massa quebradiça.

A massa ficou um pouco enrugada e menos fina do que o ideal, por isso tive que cozinhar por mais tempo. Normalmente eu cozinho uma massa fresca entre 2 e 3 minutos, mas dessa vez ficou mais de 5 minutos no fogo.

PASTA FROM SCRATCH

Acho que preciso me adaptar a esta receita se quiser continuar fazendo porque achei mais difícil de trabalhar do que com a receita tradicional que utilizava antes (farinha + ovo + azeite + água).

Mas de qualquer forma, fiquei satisfeita com minha primeira tentativa depois de tanto tempo e pretendo fazer uma série de posts aqui no blog com receitas de massas caseiras.

PASTA FROM SCRATCH

Nessa minha primeira aventura fiz um molho bem simples: refoguei dois tomates picados no alho, juntei com um pouco de carne moída e temperei com sal e pimenta do reino. Finalizei com um toque de salsinha da minha horta.

PASTA FROM SCRATCH
PASTA FROM SCRATCH

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading cart ...