Como ser extremamente produtiva trabalhando em casa

Trabalhar de casa é maravilhoso, fantástico, divertido, incrível… mas tem vários pontos negativos que ninguém pensa à primeira vista.

Para começar, você precisa ser muito disciplinada e focada. Senão, não funciona de jeito nenhum. E isso é apenas o básico para quem quer se aventurar a trabalhar de casa. Há vários outros obstáculos que a gente vai descobrindo no dia a dia.

Então para responder perguntas que recebo com frequência e ajudar quem também quer fazer home office, decidi compartilhar aqui minhas dicas para ser altamente produtiva trabalhando de casa.


Encontre sua rotina ideal

Uma das coisas que mais me incomodava quando trabalhava em empresa era a padronização do trabalho. Todos os funcionários cumprem o mesmo horário, usam os mesmos equipamentos, seguem as mesmas regras, etc. Veja bem, tudo isso é essencial para o funcionamento de uma empresa e eu não questiono sua necessidade. O que eu sempre questionei era por que eu precisava me encaixar a isso.

Pessoas são diferentes e têm estilos e preferências de trabalhos diferentes. Eu gosto de acordar cedo e começar logo meu dia para ter o fim da tarde mais livre. Tem gente que precisa dormir um pouco mais para estar mais preparado e prefere trabalhar até de noite. Ninguém está mais certo que ninguém.

Só que quando a gente trabalha muito tempo em empresa e começa a trabalhar em casa, tende a fazer a mesma rotina que está acostumada e talvez isso não seja o ideal.

Procure entender seu corpo e sua mente, preste atenção nos horários em que eles funcionam melhor para concentrar seu trabalho. Analise se seu dia fica melhor se você tira 15 minutos antes de começar para meditar ou fazer alguma atividade física, se você se sente melhor almoçando às 12h ou às 13h… etc. Encontre a rotina que lhe faz melhor e pronto! Esqueça padrões corporativos.

Ame seu espaço

WORKING

Considere investir em um bom espaço de trabalho na sua casa, afinal você passará muitas horas nele.

Quando meu marido e eu nos mudamos para nosso apartamento atual foi o tamanho do espaço que eu teria para meu escritório que me fez optar por este. No apartamento anterior minha mesa ficava em um canto da sala, mas nosso quarto era maior. Então quando tive que decidir foi bem simples: eu apenas durmo no meu quarto, mas passo em média 8 horas no escritório, sendo que tem dias que chego a 12 horas de trabalho.

Meu home office é do jeito que funciona para mim: móveis brancos (porque me concentro melhor), mesa grande, luz bem clara e branca e decoração que me agrada.

SHOP MY INSTAGRAM FEED

O seu espaço deve ser perfeito para você. Tente entender qual tipo de mesa você gosta, experimente variar as posições para descobrir a melhor disposição da mesa e, principalmente, compre uma boa cadeira.

Outras coisas que amo no meu escritório: difusor de óleos essenciais (o de hortelã me ajuda na concentração), velas aromáticas, quadro branco e luz na parede.

Home office não precisa ser sempre em casa

LIFESTYLE BLOG TORONTO

É prazeroso trabalhar em casa, mas a gente também pode enjoar de vez em quando. Em dias assim saia para trabalhar fora de casa. Procure um café com ambiente agradável e bom wi-fi ou um espaço de co-working. Você irá se surpreender como você pode produzir mais e ainda se sentir mais relaxado, simplesmente porque teve um dia diferente dos outros.

Entenda (e faça os outros entenderem) que você não está de férias em casa

Um erro fatal ao trabalhar em casa é achar que magicamente você terá mais tempo livre. Ter flexibilidade de tempo não significa ter mais tempo. E isso tem que ficar claro para você e para outras pessoas.

Evite marcar compromissos durante o “horário de trabalho” a menos que sejam necessários e aprenda a compensa-los. Eu, por exemplo, prefiro ir ao salão fazer as unhas em dia de semana porque tem menos gente e é tudo mais rápido, mas coloco esse compromisso na minha agenda e acomodo os demais em outros horários.

As outras pessoas também precisam saber que que você está em casa trabalhando. Evite aceitar fazer favores a amigos e familiares que tem emprego formal como se você tivesse mais tempo livre que eles. Todos nós temos nossos compromissos.

Arrume-se

Eu sei, parece uma dica louca, mas eu juro, é uma dica boa. E eu posso dizer que é uma dica comprovada (pelo menos para mim funciona). Todos os dias antes de começar a trabalhar eu me visto e faço minha maquiagem. Ao contrário do que muitos pensam, eu não trabalho de pijamas.

É impressionante o resultado que isso tem na minha rotina. Quando eu me sento na minha mesa de trabalho me sinto pronta para trabalhar como se tivesse chegado num local de trabalho formal. E, de fato, eu me sinto muito mais produtivas do que nos dias em que fico com preguiça e pulo meu ritual de arrumação de manhã.

A única diferença é que trabalho descalça e não preciso me preocupar com dress code. Posso usar shorts, saias curtas… eu definitivamente me visto como eu quiser!

A agenda é sua melhor amiga

WORKING

Quando você trabalha em um ambiente de trabalho estruturado a agenda ajuda bastante se você a tiver. Mas quando você trabalha por conta própria ela é simplesmente indispensável.

Se você ainda não está acostumada a usar uma agenda regularmente de forma organizada é melhor aprender. Tenha a agenda sempre à mão, anote tudo e organize seus horários. Você não tem mais ninguém para lhe lembrar dos seus compromissos.

Nem todos os dias são produtivos e tudo bem

Spring Decor Diary

Eu levei um tempo para me acostumar aos dias em que não sou produtiva. Todo mundo tem dias como esse, inclusive quem trabalha em empresa, mas parece que quando trabalhamos por conta própria nos sentimos mais culpados quando não estamos produzindo.

Com o tempo fui percebendo que era inútil tentar forçar minha produtividade e eu acabava fazendo tarefas que teria que refazer no dia seguinte.

Agora, quando tenho dias assim eu simplesmente relaxo. É impressionante como no dia seguinte eu produzo em dobro sem esforço.

SHOP MY INSTAGRAM FEED

E se você está se perguntando como deixar de fazer algo se temos responsabilidades, a resposta é simples: preveja dias improdutivos.

Eu faço tudo com antecedência, assim tenho bastante tempo extra em caso de imprevistos. Escrevo vários posts do blog em um único dia, o que me da cerca de uma semana de margem. Também resolvo os assuntos da loja com antecedência: planejo coleções, postagens em redes, emails, tudo. Se eu acordar um dia me sentindo cansada eu sei que posso parar por um dia que não vou perder dinheiro.

Aliás essa tática é super importante até mesmo porque vários imprevistos podem acontecer: podemos ficar doentes, por exemplo. E quando trabalhamos por conta própria não temos ninguém para nos substituir.

Bom, essas são as minhas dicas para quem quer começar a trabalhar de casa ou já começou mas está se sentindo improdutivo. Lembre-se que o importante é encontrar o que funciona para você.

Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading cart ...