Livro Food Photography: Pro secrets for styling, lighting & shooting

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Eu adoro comida, adoro fotografia e adoro livros. Logo, imagine um livro sobre fotografia de comidas na minha mão. Devorei!

Eu peguei o livro  Food Photography: Pro secrets for styling, lighting & shooting na biblioteca porque queria muito melhorar tanto fotografia como vídeo das comidas que faço e imaginava que algo me faltava. Veja bem, esta é a prova de que equipamento não é tudo em fotografia porque eu tenho câmeras boas, luz profissional… e por algum motivo fotos de Instagram feitas com celulares deixavam as minhas no chinelo.

Como eu suspeitava, tinha algo a ver com saber usar a luz e posicionamento de câmera. Aqueles segredinhos simples que parece que ninguém conta para você.

Isso não significa que depois que eu li esse livro passei a fazer fotografias de comida perfeitas porque se tem uma verdade no mundo a Fotografia é a de que você nunca consegue de primeira. Tudo vem na base de estudo e muita, mas muita, prática.

O que achei

Este livro me ajudou a abrir os olhos e me mostrou um caminho que tenho seguir. Agora é por minha conta continuar praticando.

Tem umas explicações bem interessantes que ajudam a entender como a direção da luz, por exemplo, pode deixar uma comida mais ou menos apetitosa.

Uma das coisas que gostei foi o livro separar em vários tipos de comidas. Tipo, explica como fotografar cereais, como fotografar peixes, como fotografar doces, etc. Porque, veja que interessante, não há uma regra que valha para todos os pratos.

Boa parte do livro é dedicada ao que o livro chama “perfis de profissionais” em que apresenta a história de fotógrafos que se especializaram em fotografia de comidas. É algo muito bom para quem quer ser um profissional dessa área, mas no meu caso, eu queria apenas melhorar minhas habilidades mesmo.

Para quem é este livro

Considero um bom livro para iniciantes e intermediários em Fotografia. Os iniciantes irão pegar boas dicas de fotografia para ajuda-los em suas fotos de Instagram, Facebook, etc. Enquanto o intermediário – que considero uma pessoa que sabe fotografar com as funções manuais da câmera – irá gostar da parte de conceitos de iluminação, que como disse, são específicas para comidas.

Para quem não é este livro

Para pessoas que têm conhecimentos avançados em Fotografia. Quando alguém já entende profundamente sobre manipulação de luz e composição, acho que a adaptação desses conceitos para fotografia de comida fica meio obvio.

O livro Food Photography: Pro secrets for styling, lighting & shooting está disponível na Amazon. Clique aqui para ver.

SAIBA QUANTO CUSTAM SUAS COMPRAS NO CANADÁ

Preco canada

Assine a minha newsletter e receba mensalmente a minha planilha atualizada com os valores de mais de 50 produtos de supermercado e gasolina no Canadá.

Pode deixar que só mando coisa boa. Powered by Seva